LGB-FOTO digital, edição, imagem: Luis Gonzaga Batista

De pedra e cal

Apontamentos e Pormenores de Arquitectura. Fotos:  Espinho - Centro Multimeios; Porto - Mercado do Bolhão, Estádio do Dragão, Ponte da Arrábida; Mosteiro de Alcobaça; Hotel NH Dresden; Parlamento de Budapeste.

Centro Multimeios - Espinho

Grafismo conjugando a parte superior do planetário, o tecto e a iluminação

Grafismo com a ponte de acesso ao piso superior, o planetário e as clarabóias
Canon EOS 450D + Tokina 12-24
O Centro Multimeios de Espinho é um edifício inovador projectado pelo arquitecto Nuno Lacerda Lopes. Situa-se no centro da cidade, na Avenida 24, no local onde anteriormente se realizava a ”Feira dos peludos”, no início de cada mês. Promove diversos eventos culturais, incluindo o CINANIMA. Possui um planetário de 12 metros de diâmetro, uma galeria de exposições, uma biblioteca sobre astronomia e uma sala de cinema.
Grafismo com as linhas divergentes do passadiço e do revestimento, reforçado pelo efeito da ultra grande angular

Grafismo com as tábuas do passadiço, o corrimão em aço e o revestimento do edifício, em cobre
Canon EOS 3000 + Objectva Sigma 15-30 + Filme Fuji S400

Ponte da Arrábida - Porto


Foto a partir da Afurada revelando a ponte completa. Em primeiro plano superfície de limos à beira rio a seguir uma escultura em ferro.Vista da ponte realçando a parte inferior do tabuleiro, com os grafismos da sua estrutura portante. Arco bem visível, desde muito pertoVista sobre a ponte, ao fim da tarde, com o primeiro plano preenchido pelo rio e reflexos do poente. Ao fundo um Barco Rabelo a passar por debaixo da ponte

Ponte da Arrábida, sobre o Rio Douro, liga o Porto  a Vila Nova de Gaia, pelo nó do Candal.
Foi uma alternativa à ponte ponte D. Luís para responder ao aumento da circulação rodoviária.
O seu projecto é da autoria do engenheiro Edgar Cardoso.

Páginas relacionadas: | Afurada | Rio Douro |

Mercado do Bolhão - Porto

O Mercado do Bolhão e um lugar emblemático da cidade do Porto. A arquitectura é monumental e o edifício é dividido em dois pisos, ambos com zonas comerciais.
No exterior, dá lugar a diversos estabelecimentos, voltados para as quatro ruas que o delimitam e no interior, especialmente vocacionado para produtos frescos, possui secções especializadas, para venda de peixe, carne, produtos hortícolas e florais.
Foi classificado como imóvel de interesse público em 2006.

Escadas de acesso aos pisos do mercado

Vista no interior do mercado, num corredor coberto de vidros e panos. À esquerda uma parede e um pano de alto a baixo e à direita muitas flores frescas ara venda
Câmara digital: Samsung NX100

Página relacionada: | De Pedra e Cal |

Estádio do Dragão - Porto


O Estádio do Dragão, do Futebol Clube do Porto, está localizado na freguesia de Campanhã, na cidade do Porto. Foi inaugurado a 16 de Novembro de 2003 com capacidade para cerca de 50 mil espectadores. Para além das naturais realizações do clube, tem sido palco de inúmeros eventos de diversa natureza, sendo de salientar, jogos do Euro 2004 e concertos musicais. Pela beleza e harmonia da sua arquitectura e pelo excelente desempenho desportivo do Clube, tornou-se um lugar de relevo na cidade do Porto.

Página relacionada: | Espelhos |


Mosteiro de Alcobaça

Imagem do interior do mosteiro por detrás da cruz do altar, ficando esta centrada na foto e em contra-luz. Como fundo ao colunas da nave.

Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi começado em 1178 pelos monges de Cister. Está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e como Monumento Nacional. Foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. in Wikipedia

Fotografia digital: Canon EOS 450D + Sigma 17-70mm 2.8-4

Hotel NH Dresden, em Dresden

Foto a preto e branco, com vista de baixo para cima, sobre a estrutura da caixilharia da e os patamares dos andares. No tecto um elemento circular
Recepção - à luz do dia

Foto da recepção do Hotel NH Dresden, em vista para cima na. No tecto uma zona circular iluminada e a toda a volta grafismos resultantes da janela frontal e dos varandins dos andares.
Recepção - à noite
Fotos captadas no Hotel NH Dresden, em Dresden - Alemanha. A parte frontal compõe-se de uma estrutura metálica e vidro, proporcionando bonitos jogos de luz e reflexos, à noite, quando vista do interior.

Parlamento de Budapeste

Apontamento do Parlamento de Budapeste, visto de frente, a partir da margem em frente

Parlamento de Budapeste, local onde se reúne a Assembleia Nacional da Hungria, dotado de bela arquitectura, é um apontamento notável na paisagem urbana desta cidade e um lugar a não perder numa viagem turística. É um dos edifícios legislativos mais antigos da Europa.

Foto: Agosto de 2007

Páginas relacionadas: | Eugénio de Sabóia |

LGB-FOTO | Fotografia analógica e imagem digital: Canon EOS 450D + Sigma 17-70mm | Yashica Mat 124G | Kodak Portra 160 Film